quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O gelato italiano e as melhores sorveterias de Roma



Uma das minhas paixões é, sem dúvida, um bom e delicioso sorvete. Inverno ou verão, um dos maiores prazeres da vida é poder degustar um bom sorvete.
Hoje em dia temos no Brasil, especialmente em São Paulo, ótimas sorveterias que oferecem diversos sabores e se especializam a cada dia para aprimorar seus produtos... mas uma coisa é fato: as melhores trazem maquinas, ingredientes e técnica da Itália!
Confesso que quando morava em Roma não podia ficar sabendo sobre nenhuma sorveteria recém inaugurada que já dava um jeito de ir provar a novidade da cidade... obviamente acabei provando de tudo... dos mais cremosos e saborosos aos mais artificiais e sem graça dos sorvetes! Nocciola, Nutella e Pistacchio sempre foram os meus preferidos, mas em algumas sorveterias me deliciava com as versões diferenciadas como Bounty (aquele chocolate que parece o nosso Prestígio), Kinder Ovo e até Ciambellone.
Como toda a cidade turística, na maioria das vezes as melhores opções não ficam nas zonas mais centrais, mas hoje vamos dar diversas dicas de onde tomar um bom " gelato " em Roma, desde lojas situadas nas principais atrações da cidade até sorveterias mais afastadas, mas que valem a pena!

A sorveteria do coração? Bem afastada do centro, no bairro Axa, chamada Bar Cristiano. Sorvetes cremosos e simplesmente divinos... Nocciola e Pistacchio são campeões, mas alguns sabores bem diferenciados merecem ser provados, como o Bounty e Ciambellone que havia escrito acima. E quando oferecerem "Panna", aceitem, pois o chantilly de lá é incrível! O mau humor do dono deixa o local ainda mais pitoresco, mas para os turistas uma dica: para ir para lá, só de carro e com um bom GPS, ok? 

Bar Cristiano
Piazza Eschilo 84-85, 

Ciampini 
Pertinho da Via Condotti, entre as mais famosas grifes do mundo, é possível tomar um dos melhores sorvetes da cidade eterna. Dos clássicos aos sabores mais diferenciados, os sorvetes da Ciampini são daqueles bem cremosos, que nos fazem curtir cada pedacinho. 

Piazza San Lorenzo in Lucina, 29
Via dei Coronari, 80
Via Nazionale, 239
Via della Panetteria 42 (Fontana di Trevi) 





Gelateria del Teatro
Com grande variedade de sabores, esta gelateria oferece não apenas os clássicos como chocolate ou flocos (stracciatella), mas alguns mais "arrojados" como alecrim, mel e limão e o super diferente sorvete de sálvia e lamponi. bem localizado, embora um pouco escondidinho, fica perto da Piazza Navona.




Verde Pistacchio
Além dos deliciosos sabores, em especial o de pistache (com este nome, nem poderiam não ter um bom sorvete com este sabor), a sorveteria é super bem localizada e tem uma arquitetura inusitada com uma Kombi que sai do balcão de atendimento! Vale a pena até tirar um selfie! ;-)



San Crispino
No coração da cidade, localizada em mais de um endereço, mas com uma filial próxima a Fontana di Trevi, esta sorveteria tem grande tradição e ganhou ainda mais notoriedade quando a atriz Julia Roberts provou seu delicioso gelato no filme Comer, Rezar, Amar.



Neve di Latte
A variedade de sabores também não passa despercebida, especialmente porque podemos encontrar sorvetes como o "vinaigrette" que tem em sua composição vinagre balsâmico, frutti di bosco e suco de limão entre outros ingredientes. O sorvete de "lampone" e o de "pesche  gialle" (pêssegos amarelos) também são imperdíveis. Os sabores mais tradicionais como Nocciola ou Fior di latte também são maravilhosos. 
Perde um pouco na localização, pois para os turistas não é tão fácil chegar por lá!

Via Luigi Poletti 6



Também valem a pena as sorveterias de Trastevere Bar San Calisto e Gelateria Fior di Luna, além de muitas outras, espalhadas por Roma.
Espero que tenham gostado!
A presto!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário