terça-feira, 28 de outubro de 2014

Ainda no clima de Assisi...

Basilica di San Francesco
Hoje ainda não voltaremos a postar dicas de Roma por aqui, pois como prometemos no início deste mês, estamos falando sobre Assis, a cidade natal de São Francisco.
Nos últimos posts tivemos a participação do Ale, escrevendo um pouco sobre a história da cidade de Assisi e sobre San Francesco... aproveitando, gostaria de agradecer a todos que entraram em contato por email e pelo Instagram elogiando as postagens e contando um pouco das próprias experiências. Muito bom saber que, de alguma forma, tocamos alguns corações deste mundo!

O texto de hoje não é poético e histórico como aqueles escritos pelo Ale, até porque não tenho a calma, tranquilidade e histórico que ele tem, mas posso dizer que também é escrito com todo o coração, pois falar desta cidade mexe sempre com a minha emoção. 
Vou contar um pouquinho sobre os pontos principais de Assis e dar uma dica para quem quer se hospedar por lá. 

Na Itália é muito comum se hospedar em hotéis chamados Agriturismo. Esses hotéis são uma especie de pousada, bem simples, sem grande estrutura e geralmente em meio a belíssimas paisagens. Eles têm aquele toque do campo, de natureza e a grande maioria possui restaurantes que preparam pratos tradicionais de suas regiões, usando ingredientes mais naturais e biológicos. Pessoalmente gosto muito deste tipo de hospedagem, especialmente se estou numa cidade onde quase não ficarei no hotel. Os preços também são mais econômicos o que faz valer ainda mais a pena ficar em locais assim.

Como já contamos em outro post, sempre que era possível íamos para Assis passar um dia, um fim de semana ou um feriado e, quando decidíamos dormir por lá, a nossa escolha era sempre o Carfagna, um agriturismo situado na parte baixa de Assis (Santa Maria degli Angeli), que nos proporcionava uma linda vista da parte alta, com grande destaque para a Basílica di San Francesco.


Vista da cidade de Assis através do Agriturismo Carfagna
Muitas foram nossas passagens pelo local, muitas vezes com amigos queridos que nos deixaram maravilhosas lembranças! 
O Agriturismo Carfagna é uma ótima opção, especialmente para quem alugar carro, pois estacionar na parte alta de Assis é quase uma missão impossível e na pousada você não terá este problema.
Os quartos e mini apartamentos (alguns tem uma pequena cozinha) são independentes e bem simples. Existe um restaurante onde é possível tomar o café da manhã (que varia de acordo com o que está incluso no pacote de hospedagem) e tem deliciosos pratos de massas (e aqui nossa dica é provar aquela com tartufo) com preços justos e moderados (o que nem sempre é possível encontrar na parte alta da cidade, pois muitos estabelecimentos se aproveitam do fato de ser uma cidade turística e oferecem pratos mal feitos com preços altos).
Agriturismo Carfagna, suites

Terraço da suíte em que estávamos hospedados, com visitas inusitadas

Visitas em nosso terraço :-) Posso dizer que foi bem engraçado, não é Isabela e Marcio? 
Para quem estiver sem automóvel esta não será uma boa opção de hospedagem, pois a caminhada será muito longa e, neste caso, nossa dica é organizar um almoço ou jantar por lá, aproveitando a passagem pela Porziuncola que fica dentro de Santa Maria degli Angeli. No último posto do blog contamos um pouco sobre a história desta "pequena grande igreja". 

Porziuncola
Santa Maria degli Angeli que contém em seu interior a Porziuncola

Na "parte alta", a verdadeira Assis, embora encontremos muitas subidas e descidas, vale a pena colocar um tênis bem confortável e caminhar, pois cada ponto da cidade tem alguma história para contar.
Nossos pontos preferidos...
... a Basílica di San Francesco que foi construída após a sua morte, por ordem do Papa Gregorio IX e conserva os restos mortais do Santo. Embora este local seja um pouco contraditório ao que São Francisco pregava ele precisa ser visitado.
A igreja de Santa Chiara, que também conserva os restos mortais da Santa, além de suas roupas e sua famosa trança loira cortada pelo Santo é outro ponto obrigatório da cidade. Em Santa Chiara também está o crucifixo que conversou com São Francisco. 


"Poni i tuoi occhi davanti allo specchio dell’eternità, 
la tua anima nello splendore della gloria,
 il tuo cuore in Colui che è figura della divina sostanza."
Santa Chiara

Uma boa dica para um pit stop rapido para tomar um lanche fica em frente a Santa Chiara. A Enoteca Lombardi possui salames, queijos, presuntos e pães fresquinhos. Você pode entrar lá e pedir para que façam "un panino" (sanduíche), além de poder comprar produtos típicos da região... dá vontade de comprar tudo e lotar a mala com os mais variados alimentos vendidos por lá. É a melhor opção para quem desejar comer algo rápido e divinamente saboroso!

Pit stop para um panino delicioso, em frente a Igreja de Santa Chiara
Outros locais que merecem sua visita são a Igreja de San Damiano, ponto de partida para quem deseja entender a vida de São Francisco, local onde o crucifixo falou com o santo e onde ele compôs, dois anos antes de sua morte, o Cantico delle Creature  e o Eremo delle Carceri, situado no alto de Assis e muitas vezes desconhecido pelos turistas por estar muito longe do centro da cidade, mas um local que deve absolutamente ser visitado por quem admira, respeita e conhece sua história.
Como disse acima, o melhor a se fazer é sair a pé pela cidade e encarar as ladeiras que se encontram nela, pois são muitos os pontos para se visitar nesta linda cidadezinha medieval. Andando por Assis, além das igrejas e do Eremo que mencionei é possível ver a casa onde ele morava quando era jovem e tantos museus que contam um pouco mais sobre este ser iluminado que viveu aqui em nosso planeta. Vale a pena usar dois dias pelo menos para visitar Assisi.
Meu papai e eu, passeando pela cidade... apresentando San Francesco a Francesco... ;-) 

Castelo
Pelas ruas de Assisi
Se você está organizando uma viagem para Roma e tem a possibilidade de usar um dia para outra cidade, é possível fazer um bate e volta para Assis, pois em aproximadamente duas horas você chega lá. Será corrido, mas te dará a oportunidade de sentir um pouco do que a cidade oferece.
Se tiver oportunidade, conheça esta cidade! ;-)
Para encerrar, um lindo vídeo que mostra um pouco do que é este mágico lugar!




Informações sobre o Agriturismo Carfagna em Assisi:
Località Ponte S. Vittorino
Telefones: Restaurante +39 075 813063/ Agriturismo +39 075 813742
email: info@sergiocarfagna.it




Um comentário: